| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |
O alto do Morro da Conceição foi escolhido originalmente para ser o Convento dos Capuchinhos (edificação concluída em 1674).
Posteriormente o local foi escolhido para a construção da Fortaleza da Conceição que teve seu início em 1715, mas só foi concluída em 1746. Situada no alto de um dos quatro morros que delimitavam o Rio de Janeiro daquela época (os outros são os morros de São Bento, Santo Antônio [parcialmente destruído] e Castelo [que não existe mais]), a Fortaleza da Conceição foi concebida como parte de uma linha de defesa mais eficiente para a cidade, uma vez que anos antes algumas tentativas de invasão e uma invasão bem-sucedida realizada pelo corsário francês Duguay Trouin, em 1711, haviam evidenciado que o Rio de Janeiro estava exposto. Mesmo ainda em construção, no ano de 1718 a fortaleza já era reconhecida como a terceira melhor edificação defensiva existente na cidade.
De forma bastante interessante o alto do Morro da Conceição apresenta alternância de usos militares e religiosos. Em suas masmorras ficaram presos políticos no final do século 18, incluindo alguns inconfidentes e membros da Sociedade Literária do Rio de Janeiro.
Além de ter sido utilizada como prisão política, foi também Palácio Episcopal e atualmente é a sede do Serviço Geográfico do Exército.
Veja também: Pedra do Sal.
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Fortaleza da Conceição- Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!