No local onde hoje se situa a Igreja de Santa Cruz dos Militares, existiu, anteriormente, o Forte de Santa Cruz, uma das unidades militares do exército colonial português.
A idéia de se erguer uma capela para os militares foi do Governador Martim de Sá, que, em 1623, doou o terreno para que fosse construído um cemitério e uma capela para essa finalidade.
A atual igreja foi construída sobre as ruínas da antiga capela e ficou pronta em 1811, sendo inaugurada com a presença de D. João VI.
A fachada da igreja é considerada a primeira no estilo neoclássico a ser erguida no Brasil. O altar é obra do Mestre Valentim, consagrado artista brasileiro do início do século 19.
Um detalhe curioso é que a torre da igreja é situada aos fundos da construção. Alguns dizem que, originalmente, o projeto era para a igreja ser voltada para a Baía de Guanabara e não para a rua Primeiro de Março.
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de Santa Cruz dos Militares - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!