O atual Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro, em suas origens era a Chácara do Rozo, posteriormente foi residência de José Machado Coelho, que ali edificou a melhor mansão da região de Laranjeiras.
O Governo do Império comprou o imóvel em 1865 e a partir de então ficou conhecido como o Paço (palácio) Isabel, pois ali passou a ser uma das residências da princesa.
Após a proclamação da República, no ano de 1889, os imóveis da Família Imperial Brasileira foram incorporados pelo Governo Republicano, o Paço Isabel passou então a ser conhecido como o Palácio Guanabara (antigo nome da atual Rua Pinheiro Machado, onde está o imóvel).
Entre 1910 e 1914 foi residência do presidente Hermes da Fonseca.
Na década de 1920, foi usado para hospedar reis e príncipes europeus em visita ao país. O rei Alberto, da Bélgica, foi um desses hóspedes. (Veja Escada do Pico da Tijuca).
Washington Luiz e Getúlio Vargas (Veja São Januário, Uma Odisséia Carioca), foram alguns dos presidentes que tiveram o Palácio Guanabara como residência oficial.
Desde a mudança da capital federal para Brasília, em 1960, o Palácio Guanabara é a residência dos governadores do Estado do Rio de Janeiro.
Uma curiosidade: O Fluminense Football Club, o mais elitista dos 4 grandes clubes cariocas, é vizinho do Palácio Guanabara.
Veja também: Estátua de Michael Jackson, Paço Imperial
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Palácio Guanabara - Laranjeiras. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!