O Alto da Boa Vista foi servido por uma linha de bondes, que vinham da Tijuca, de 1859 até 1967.
No início esses bondes eram puxados por cavalos, situação que durou até o ano de 1890, quando a Cia Tramway Tijuca to Fineview Heights foi substituída pela Cia Estrada de Ferro Tijuca, que manteve o percurso, mas eletrificou os bondes. A energia era fornecida por uma usina situada no final da Rua Conde de Bonfim. Até hoje essa localidade é conhecida como Usina.
Em 1903 a Cia Estrada de Ferro São Cristóvão assumiu e manteve a linha de bondes por mais de 60 anos, levando moradores e turistas ao Alto da Boa Vista, na atual praça Afonso Viseu, a "pracinha do Alto".
Em 1965 a Cia de Transportes Coletivos assumiu a linha até a sua efetiva desativação, que ocorreu em 1967.
Da antiga linha de bonde restaram trechos dos trilhos na proximidade da pracinha do Alto assim como dois bancos dos bondes (foto), recuperados e expostos no Centro de Visitantes da Floresta da Tijuca.
Veja também: Vila Militar
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Foto: Vinício Antônio Silva.
Bancos dos antigos bondes do Alto da Boa Vista - Centro de Visitantes, Floresta da Tijuca. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
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“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
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