Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Jurujuba - (Niterói)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Calendário de Eventos |

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, ou simplesmente Fortaleza Santa Cruz, integrou o complexo de instalações defensivas erguida para vigiar a Baía de Guanabara. Sua construção teve início em 1555, com uma guarnição improvisada mandada construir por Villegaignon. Após a derrota e expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, o forte improvisado que apresentava apenas duas peças de artilharia, foi crescendo em importância, conforme o passar do tempo.

Além de fortaleza militar com propósito de vigiar e defender a Baía de Guanabara, foi também, em várias épocas de inconstâncias políticas, um presídio para os inimigos do governo, além de local de torturas e execuções.

Tombada em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)), é hoje um dos exemplos mais significativos que existem da arquitetura e engenharia colonial militar luso-brasileira.

Atualmente é possível visitar a Fortaleza em grupos guiados por soldados do Exército, que contam a história do local. O passeio é muito interessante e, se o tempo estiver bom, é possível tirar excelentes fotografias, não só da fortificação, como do Pão de Açúcar (foto), bem em frente à Fortaleza de Santa Cruz.

Próximo da Fortaleza Santa Cruz, existem outras duas excelentes opções de passeios: os Fortes do Pico e São Luiz, ambos também em Jurujuba, os quais falaremos em outra postgem.

Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/nº. Jurujuba, Niterói.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Vista da Fortaleza de Santa Cruz - Jurujuba, Niterói. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!