Translate

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Perimetral: A Quilométrica Tábua das Palavras do Profeta Gentileza - (Àrea Portuária)


Nas colunas do viaduto da Perimetral, construção que corta a zona portuária do Rio (Caju, Gamboa e Saúde), ligando-a ao Centro, existem diversos trechos da filosofia do "Profeta Gentileza", figura lendária que durante vários anos pregou a gentileza entre as pessoas. Diversos textos do Profeta foram apagados pelo tempo ou por vândalos, mas os 56 que foram pintados nas colunas da Perimetral são preservados até hoje, mantendo viva a mensagem do Profeta.

Na verdade seu nome era José Datrino e sua pregação começou após presenciar o incêndio criminoso no Gran Circus Norte-Americano, tragédia ocorrida em 1961 na cidade de Niterói. No princípio agia consolando os parentes das vítimas do incêndio, em que morreram cerca de 500 pessoas, em sua maioria crianças. Anos depois veio para o Rio, onde, na década de 80 iniciou a pintura dos murais, muitos dos quais são os que podem ser vistos até hoje preservados nas colunas da Perimetral.

Figura controversa, Gentileza costumava ser moralista e até mesmo grosseiro com mulheres de minissaias (eu mesmo presenciei algumas vezes ele discursar, não muito amistosamente, contra mulheres usando essa peça de roupa). Por causa disso nem todas as pessoas tem boas recordações dele...

De qualquer forma, parte da obra que o Gentileza espalhou na àrea central e portuária permanece preservada e está ali, para ser observada e estudada, sim, as palavras do Profeta são analisadas em cursos superiores.

Gentileza faleceu em 1996, aos 79 anos e o seu estilo de grafar suas mensagens é copiado em camisetas e em grafites, alguns, inclusive criticando e ironizando o velho Profeta.

Veja também: Grafites

Arredores: Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Trecho da filosofia do Profeta Gentileza em coluna da Perimetral - Saúde. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!