Translate

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vila Militar - (Vila Militar)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

A Vila Militar é um conjunto de quartéis do Exército situado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, entre os bairros de Deodoro e Magalhães Bastos. Sua principal via é a Avenida Duque de Caxias, que originalmente era em pista dupla, hoje
uma de suas pistas serve como ciclovia e pista de caminhada e corrida, não só para os militares, mas para a população em geral.

As origens da Vila Militar remontam ao início do século 20. Uma de suas características mais marcantes é a arquitetura apresentada por muitos de seus quartéis e das casas de oficiais, dois castelos se sobressaem na paisagem, um está plataforma da estação da Villa Militar e o outro no Batalhão Escola de Comunicações.

O conjunto de quartéis da Vila Militar contitui o maior agrupamento de organizações militares do Exército em todo o Brasil, estima-se que haja um efetivo de aproximadamente 60.000 militares na Vila.

A existência de instalações esportivas de boa qualidade, principalmente nos esportes eqüestres, tornaram a Vila Militar uma das sedes dos Jogos Panamericanos de 2009 e a principal sede dos Jogos Mundiais Militares de 2011.

Próximo à estação de trem existe uma grande praça com um simpático coreto (um dos poucos que restam no Rio), essa praça durante os Jogos Militares foi um local de integração entre as diversas delegações ali presentes.

Para quem gosta de história e curiosidades, há em exposição (como se fosse um monumento) um bonde original, do principio do século 20, no canteiro entre as duas pistas. Pouca gente sabe, mas os bondes chegaram até a Zona Oeste do Rio e esse bondinho da Vila Militar (foto) atesta esse fato. Outro testemunho dos bondes da Zona Oeste é a antiga garagem de bondes da Estrada do Mato Alto, em Campo Grande, mas isso já é uma outra história.

Arquitetura e artefatos militares ver também: Espaço Cultural da Marinha, Ilha Fiscal, Museu Naval

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Bonde antigo da Zona Oeste - Vila Militar.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico, Arquitetura e Artefatos Militares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!