Translate

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana do Alto da Boa Vista.

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

A APARU Alto da Boa Vista, com 3.200 hestares, foi criada em 1992 pelo Decreto Municipal nº 11.301 visando compatibilizar o desenvolvimento urbano com a proteção do patrimônio ecológico e cultural do bairroem benefício das gerações atuais e futuras.

Abrange grande parte do Parque Nacional da Tijuca, segundo maior parque urbano do mundo, além da Floresta da Tijuca, considerada reserva da biosfera pela UNESCO, organismo das Nações Unidas que trata da educação, ciÊncia e cultura.

Na Floresta da Tijuca foi desenvolvido o mais antigo trabalho de reflorestamento de floresta tropical úmida, em função de uma grave crise no abastecimento d'água da cidade. O plantio nas margens dos rios e nascentes da região foi realizado no período de 1867 a 1874 pelo major Archer, por ordem de Dom Pedro II.

Esta área possui diversos atrativos naturais, entre elas as Furnas de Agassiz, o Vale Encantado, o Parque Nacional da Tijuca (incluindo o Pico da Tijuca, o Corcovado, a Mesa do Imperador, a Cascatinha, entre outras atrações). Além de construções do século 19 de inestimável valor histórico, tais como o chafariz de Grandjean de Montigny, na Praça Afonso Viseu (foto), o Palacete do Conde de Itamaraty, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e sedes de fazendas.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Praça Afonso Viseu - Alto da Boa Vista. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!