Translate

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Casa de Cultura (Maricá)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Casa de Cultura de Maricá

A atual Casa de Cultura de Maricá, construção concluída em 1841, foi originalmente edificada para ser a Casa da Câmara e Cadeia. Juntamente com a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo forma o mais importante conjunto histórico e arquitetônico de Maricá.

Apesar do projeto do prédio ter sido aprovado em 26 de Maio de 1814, o dia da fundação da Vila de Santa Maria de Maricá, o início efetivo da construção só se deu em 1840.

O arquiteto responsável pela realização da obra foi Júlio Frederico Koeler, que também assinou importantes projetos em Itaboraí e principalmente no Centro Histórico de Petrópolis.

Antes de ser destinado como Centro Cultural o prédio foi, em grande parte do século 20, a Câmara de Vereadores e posteriormente foi a sede da Prefeitura.

Com a construção do novo prédio da Prefeitura (na década de 1970), o prédio histórico voltou a ser a Câmara de Vereadores. A partir de 2001 passou a abrigar a Casa de Cultura e o Museu Histórico de Maricá.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Casa de Cultura - Maricá. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Maricá Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!