Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quinta da Boa Vista (São Cristóvão)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


A Quinta da Boa Vista tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1938, abriga nos seus aproximadamente 600.000 metros quadrados, o Palácio de São Cristóvão onde funciona o Museu Nacional e o Jardim Zoológico, sendo uma das maiores áreas de lazer do Rio de Janeiro.

Histórico: A área pertenceu inicialmente aos jesuítas e foi doada ao Príncipe Regente Dom João, em 1º de janeiro de 1809 pelo comerciante Elias Antonio Lopes. A propriedade, que compreendia ampla casa e chácara, serviu de residência à Família Real e Imperial até a proclamação da República, em 1889. Nela residiram D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II com suas famílias, e nasceram D. Maria da Glória, depois Maria II de Portugal e a princesa Isabel, filhas de D. Pedro I e D. Pedro II.

Características Paisagistícas: Seus jardins em estilo romântico foram feitos pelo francês Auguste François Glaziou e pelo major Gomes Archer, sua definição teve início em 1866, sendo inaugurado em 1876. Ao entrar na quinta da Boa Vista pelo portão principal que leva ao Palácio, percorre-se a Alameda das Sapucaias, árvore nativa do Brasil. cujas folhas ficam rosadas na primavera.

Destaques: O parque possui lagos, grutas e recantos que conservam seus traçados originais, o Templo de Apolo, um templo coríntio assim chamado pela presença da estátua de um gladiador e o pagode chinês (foto), um coreto de aspecto oriental destinado a pequenos concertos e recitais de poesias.

Texto adaptado das informações contidas em totem da prefeitura.

Veja também: Museu Nacional, Vista Chinesa, Vídeos no You Tube

Ir para o Índice
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!