Situado dentro da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, o Museu Nacional, antiga residência da Família Imperial, reúne a maior coleção científica da América Latina, apresentando, entre outros itens: fósseis, múmias e minerais que foram recolhidos ao longo do século 19, compondo um acervo variado que tem sua origem em diversas partes do Brasil e do mundo. Esse tipo de coleção foi muito comum no passado e era geralmente classificado como História Natural.
Hoje em dia o Museu Nacional é administrado pela UFRJ, que ali ministra cursos de pós-graduação em àreas como Antropologia, Geologia e Paleontologia.
O Prédio onde hoje está o Museu Nacional, testemunhou eventos importantes da história brasileira ao longo do século 19: foi residência da Família Real entre 1808 e 1821, da Família Imperial de 1822 até 1889, foi palco da primeira Assembléia Constituinte Republicana entre os anos de 1889 e 1891 e a partir de 1892 é a sede do Museu.
Um detalhe curioso é que à frente do Museu encontra-se enterrada uma cápsula do tempo, contendo um documento importante para a cultura no Brasil, e que deverá ser desenterrada em 2022. Quem viver verá do que se trata!
Veja Também: Museu de Arte Moderna - (MAC Niterói), Museu Naval, Paço Imperial
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Museu Nacional com estátua de D. Pedro II à frente - Quinta da Boa Vista. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!