Translate

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Museu Nacional da Quinta da Boa Vista - (São Cristóvão)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


Situado dentro da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, o Museu Nacional, antiga residência da Família Imperial, reúne a maior coleção científica da América Latina, apresentando, entre outros itens: fósseis, múmias e minerais que foram recolhidos ao longo do século 19, compondo um acervo variado que tem sua origem em diversas partes do Brasil e do mundo. Esse tipo de coleção foi muito comum no passado e era geralmente classificado como História Natural.

Hoje em dia o Museu Nacional é administrado pela UFRJ, que ali ministra cursos de pós-graduação em àreas como Antropologia, Geologia e Paleontologia.

O Prédio onde hoje está o Museu Nacional, testemunhou eventos importantes da história brasileira ao longo do século 19: foi residência da Família Real entre 1808 e 1821, da Família Imperial de 1822 até 1889, foi palco da primeira Assembléia Constituinte Republicana entre os anos de 1889 e 1891 e a partir de 1892 é a sede do Museu.

Um detalhe curioso é que à frente do Museu encontra-se enterrada uma cápsula do tempo, contendo um documento importante para a cultura no Brasil, e que deverá ser desenterrada em 2022. Quem viver verá do que se trata!

Veja Também: Museu de Arte Moderna - (MAC Niterói), Museu Naval, Paço Imperial

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Museu Nacional com estátua de D. Pedro II à frente - Quinta da Boa Vista. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!