O Mirante da Vita Chinesa, que ganhou notoriedade no filme de animação Rio, oferece uma paisagem excelente da Zona Sul da cidade. O acesso se dá por automóvel, mas é grande o número de pessoas que vão para lá de bicicleta ou a pé, alguns poucos descem trechos da estrada de skate (não recomendável).
O Mirante foi construído, no início do século 20, em argamassa trabalhada de forma a parecer bambu. Tinha por finalidade homenagear os trabalhadores chineses que, na primeira metade do século 19, ainda no reinado de D. João VI, vieram plantar chá naquela parte do Rio. A tentativa de implantação dessa lavoura fracassou, mas o Brasil ficou sendo o primeiro lugar no mundo, fora do continente asiático, a receber imigrantes chineses.
Apesar de ser um dos melhores mirantes da cidade, estranhamente não é muito conhecido e divulgado, fato que foi bastante minimizado pela propaganda representada pelo filme Rio, a cidade ganharia muito, se os órgãos com a incumbência de divulgar o turismo, abrissem os olhos para enxergarem mais claramente a Vista Chinesa.
Ver também: Cachoeira das Almas, Escada do Pico da Tijuca, Gruta do Morcego, Mirante Dona Marta, Negros 1, Parque Nacional da Tijuca
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Vista Cinesa - Alto da Boa Vista. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.Contatos/Fale Comigo.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!