Em 15 de Outubro de 1827, foi criado por ordem de D. Pedro I o Imperial Observatório do Rio de Janeiro, cujas atribuições eram o estudo da Astronomia e da Geodésia, orientadas ,entre outras finalidades, para pesquisar a geografia do território nacional e de produzir subsídios que auxiliassem a navegação no litoral brasileiro.
Após a proclamação da República, teve a denominação alterada para Observatório Nacional (ON), e é hoje umas das instituições de pesquisas científicas mais antigas do Brasil.
Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e da Inovação (MCTI), o ON está atualmente voltado para a Astronomia, a Geofísica e a Metrologia em Tempo e Frequência. Também forma pesquisadores em cursos de pós-graduação, é responsável pela determinação e divulgação da Hora Legal Brasileira (ou Horário de Brasília) e também divulga e dissemina o conhecimento produzido através de atividades educacionais.
A Hora Legal Brasileira é gerada desde 1850 pelo ON, Atualmente um conjunto de nove relógios atômicos de alta precisão. Deste conjunto dois são relógios Maser de hidrogênio, que teoricamente só precisam ser corrigidos em um segundo a cada 10 milhões de anos.
Atualmente no prédio original do Observatório Nacional funciona o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que falaremos em outra postagem.
. Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!