Translate

domingo, 18 de maio de 2014

Pontos Turísticos Cariocas Além do Óbvio - Ramal Santa Cruz (Vários Bairros)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Há um consenso geral de que o Rio de Janeiro é uma cidade privilegiada por suas belezas naturais e pelo jeito de ser dos cariocas. Este mesmo consenso, no entanto, praticamente impõe que estas características são restritas a uma parte da cidade, ficando a outra parte esquecida e ignorada.

Alguns livros e páginas de internet (que supostamente são guias turísticos da cidade) chegam a afirmar que depois do Centro e da Zona Sul, nada mais há para ser visto no Rio de Janeiro.

Eu mesmo tenho em minha estante um guia, conceituadíssimo internacionalmente, que afirma que os trens são para a população pobre e os mesmos devem ser evitados pelos turistas, pois além de perigosos, não conduzem para nenhum lugar interessante.

A afirmativa além de preconceituosa e infeliz está também incorreta: há na cidade lugares (cujo melhor acesso é oferecido pelo trem), que podem não possuir o apelo de uma Floresta da Tijuca, por exemplo, mas são lugares que exercem igual fascínio e interesse, como o quase desconhecido Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste da cidade.

Nesta postagem listaremos as estações de trem do Ramal de Santa Cruz, elencando os locais de interesse (cultural, religioso, histórico, ecológico ou científico) que estão próximos das estações do referido ramal. Eis a sequência:

Central - Praça da Bandeira - São Cristóvão - Maracanã - Mangueira - São Francisco Xavier - Riachuelo - Sampaio - Engenho Novo - Meier - Engenho de Dentro - Piedade - Quintino Bocaiúva - Cascadura - Madureira - Oswaldo Cruz - Bento Ribeiro - Marechal Hermes - Deodoro - Vila Militar - Magalhães Bastos - Realengo - Padre Miguel - Guilherme da Silveira - Bangu - Senador Camará - Santíssimo - Augusto Vasconcelos - Campo Grande - Benjamim do Monte - Inhoaíba - Cosmos - Paciência - Tancredo Neves - Santa Cruz.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!