Translate

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST (São Cristóvão)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Sediado no Rio de Janeiro, criado em 1985, o MAST tem por missão divulgar e disseminar a informação científica ao público em geral. Para isto realiza exposições (permanebtes e temporárias), preserva acervos de interesse histórico sobre ciência e tecnologia,

Apresenta também ciclos de palestras e outras atividades que fomentem a divulgação da ciência, a presença do público em geral nestes eventos é incentivada e eles sempre são gratuitos.

No Campus do MAST existem totens com informações relativas ao Sol e aos planetas que integram o Sistema Solar. Estes totens tem a cor azul e formam uma réplica em escala do nosso Sistema Solar.

Espalhados em uma área de cerca de 44 mil metros quadrados, estão 16 construções de grande relevância arquitetônica, construídas por volta de 1921, algumas destas construções históricas possuem em seu interior aparelhos e lunetas com mais de um século de existência, verdadeiros testemunhos da arquitetura científica destinada aos observatórios, em voca na virada do século 19 para o século 20.

Também na área do Campus está exposto o 2º maior meteorito encontrado no Brasil: o Santa Luzia (cidade existente em Goiás, hoje chamada de Luziânia). Encontrado em 1922, chegou ao Museu Nacional em 1928, através de doação efetuada pelo governo federal, posteriormente foi doado ao Observatório Nacional e hoje se encontra na área externa do MAST. E possível tocar e observar bem de perto este meteorito, cujo peso é estimado em cerca de 1.890 kg (composto em sua maioria, por ferro).

Além das exposições permanentes e temporárias, o MAST possui, no segundo andar, uma Biblioteca com ênfase na história da ciência e na evoluução da tecnoologia. O acervo desta biblioteca, aberta aos pesquisadores, é estimado em aproximadamente 8.000 volumes.

Uma da atividades mais interessantes do MAST é indiscutivelmente a observação do céu noturno. Realizada com lunetas e telescópios, ou mesmo sem uso de instrumentos, e sempre conduzida por pessoal especializado, o Programa de Observação do Céu (POC) ocorre desde a fundação do Museu, em 1985, e é um dos pontos altos da divulgaçao científica que o MAST tem por missão.

A observação noturna ocorre as quartas feiras e sábados, desde que o céu esteja sem nuvens, iniciando as 18h00.

O MAST fica localizado na Rua General Bruce, 586. São Cristóvão. Tel: (21) 3514-5200. Na internet a página do MAST é: www.mast.br

Vale a pena visitar!

Veja também: Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!