Translate

sábado, 24 de junho de 2017

As 3 Fontes Wallace do Rio de Janeiro: Santa Cruz, Gávea e Alto da Boa Vista

| Rio de Janeiro: Capital Cultural do Brasil. | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Há na cidade do Rio de Janeiro 3 Fontes Wallace (modelo rural): no Setor Floresta da Tijuca, do Parque Nacional da Tijuca, na localidade conhecida como Jardim dos Manacás; no Parque da Cidade, bem próxima do Museu Histórico da Cidade e na Praça Dom Romualdo, no bairro de Santa Cruz. Há alguns pesquisadores que acreditam que, no passado, talvez a cidade tivesse outras fontes similares, as principais evidências para esta especulação são algumas referências fotográficas do princípio do século 20. Não existe, porém, nada muito conclusivo sobre esta hipótese.

As belas Fontes Wallace foram forjadas em 1876 nas fundições de ferro artístico do Val d'Osne, na França. Esculpidas por Charles Auguste Lebourg, por encomenda de Sir Richard Wallace, filantropo e colecionador de objetos de arte, que imaginou as fontes que levaram seu nome como uma forma de unir os diversos povos do mundo. As Fontes Wallace do Rio de Janeiro foram doadas por seu idealizador ao governo brasileiro.

Tombadas como Patrimônio Cultural Carioca, de indiscutível relevância histórica e, sobretudo, artística as Fontes Wallace apresentam quatro Cariatídes (figuras femininas que representavam virtudes humanas) simbolizando: a Bondade, a Caridade, a Simplicidade e a Sobriedade.

Foram produzidas centenas de Fontes Wallace deste modelo e a maioria delas estão localizadas na Europa, sobretudo na França.

No Jardim Botânico do Rio de Janeiro é possível observar a existência de várias Fontes Wallace do chamado modelo mural, produzidas para ambientes mais urbanizados.

Veja também: Principais Obras de Mestre Valentim no Rio de Janeiro

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Um comentário:

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!