Translate

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Igreja Nossa Senhora da Penna (Freguesia - Jacarepaguá)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


Uma das igrejas mais antigas do Rio de Janeiro, situada no alto de uma colina de pedra na Freguesia (Jacarepaguá) a igreja de Nossa Senhora da Penna tem sua origem em 8 de Setembro de 1661, quando uma vaca perdida foi encontrada por um escravo, após um pedido feito pelo mesmo. Segundo a história, a própria santa teria aparecido no alto da colina e indicado o animal desgarrado, a visão teria sido testemunhada também pelo proprietário das terras, que mandou erguer a capela e fez a 1ª alforria de escravo no Brasil.
Desde então diversos milagres são atribuidos à santa, protetora dos artistas, músicos, jornalistas e escritores. Há um corredor inteiro repleto de agradecimentos e objetos que testemunham a realização de graças alcançadas.
Do alto da colina pode ser apreciado a Baixada de Jacarepaguá, a Barra da Tijuca (em frente), o Maciço da Tijuca, a Pedra da Gávea (à esquerda) e o Maciço da Pedra Branca (à direita).
Descendo uma escada atrás da igreja se chega a uma fonte, que dizem, é milagrosa. Nos dias muito quentes essa fonte ocasionalmente seca.
Todos os domingos de setembro ocorre a festa de aniversário da igreja, vale a pena (sem trocadilhos), reservar um domingo para conhecer essa jóia colonial da Freguesia.

Outras igrejas: Capela Mayrinck, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Catedral Presbiteriana, Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha, Igreja de São Sebastião e Santa Cecília

Ir para o Índice


Foto: Vinício Antônio Silva.
Vista lateral da Igreja da Penna.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Religioso

Um comentário:

  1. Muito bom conhecer um pouco mais da história do que é bom no RIO. Quantas curiosidades repassadas por conta de pesquisas que interessam a quem valoriza memórias que ficam quase esquecidas. Obrigada.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!