Translate

domingo, 18 de junho de 2017

Principais Obras de Mestre Valentim no Rio de Janeiro

| Rio de Janeiro - Capital Cultural do Brasil | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Valentim da Fonseca e Silva ou Mestre Valentim, como entrou para a História do Brasil, foi um grande artista e artífice nascido em Minas Gerais em 1745, filho de mãe negra (provavelmente escrava) e pai português.

Detentor de diversas habilidades, Mestre Valentim foi um grande urbanista, escultor, arquiteto, entalhador e prateiro, para citar algumas de suas múltiplas áreas de atuação.

Embora algumas fontes afirmem que o pai de Mestre Valentim fosse um homem de posses, a maioria afirma que a origem do artista era humilde.

Passou a infância em Portugal, onde permaneceu até o falecimento de seu pai. De volta ao Brasil, notabilizou-se pela extrema qualidade de seus trabalhos.

No Rio de Janeiro foi responsável por obras extraordinárias como por exemplo o projeto e execução do Chafariz da Pirâmide, localizado na Praça XV, construção de enorme importância na distribuição da água na área do antigo porto da cidade; outras de suas obras mais importantes foram a do projeto e embelezamento do Passeio Público e dos seus portões, a concepção dos altares e ornamentos das principais igrejas do Centro do Rio: tais como Santa Rita, Mosteiro de São Bento, Nossa Senhora do Carmo, Santa Cruz dos Militares, São Francisco de Paula, Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, Nossa Senhora da Candelária e Nossa Senhora de Bonsucesso, além das esculturas de Narciso e da Ninfa Eco, que estão instaladas atualmente no Jardim Botânico.

Embora não seja completamente comprovado, alguns textos apontam que teria sido obra de Mestre Valentim o Chafariz do Lagarto, próximo do Catumbi.

Na Lapa existe uma rua que leva o seu nome, passando por uma das laterais do Passeio Público, o primeiro espaço destinado ao lazer popular em todo o continente americano.

Mestre Valentim faleceu no Rio de Janeiro no dia 02 de Março de 1813. Existe um busto em sua homenagem dentro do Passeio Público, além de uma placa em bronze na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em relação ao local de sepultamento de Mestre Valentim há fontes que afirmam que seria dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e outras afirmando que seria na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Veja Também: As 3 Fontes Wallace do Rio de Janeiro

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!