Muitas fontes afirmam que a Catedral Presbiteriana, é a única construção em estilo Neogótico no Centro do Rio de Janeiro, isso parcialmente é verdadeiro se desconsiderarmos a Ilha Fiscal, que atualmente é ligada ao continente por uma ponte. O castelo neogótico cujas formas podem ser apreciadas ainda na Praça XV, no Espaço Cultural da Marinha ou ao se pegar uma barca para Niterói, é bastante conhecido por ter sido o palco do último baile promovido pela Família Imperial no Brasil, alguns dias antes da proclamação da República.
No passado a sua visitação era proibida, por sediar um quartel da Marinha, hoje porém, é possível visitar a Ilha Fiscal de barco (Rebocador Laurindo Pitta, a mais antiga embarcação em funcionamento da Marinha Brasileira) ou de ônibus. Em ambos os casos a partida se dá no Espaço Cultural da Marinha.
Na Ilha Fiscal guias contam a história do último baile do Império e pode ser observada o incrível trabalho realizado nas pedras que compõem a estrutura do edifício, especialmente na escadaria. Vale a pena observar os vitrais e o trabalho em marchetaria executado no assoalho.
Veja também Museu de Arte Contemporânea - (MAC Niterói), Museu Naval, Paço Imperial
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Detalhe do Castelo da Ilha Fiscal - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!