Translate

domingo, 25 de dezembro de 2011

Espaço Cultural da Marinha - (Centro)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Na Praça XV, entre a Estação das Barcas e o 1º Distrito Naval (conglomerado de quartéis da Marinha próximo à Praça Mauá), encontra-se o Espaço Cultural da Marinha, um espaço com variadas possibilidades de se conhecer um pouco da história e dos equipamentos navais brasileiros.

No amplo edifício, que no passado pertenceu ao Lloyd Brasileiro, encontra-se a Galeota de D. João VI, que impressiona pelo tamanho. Movida a remo, era usada em passeios e solenidades da Família Real na Baía de Guanabara.

Na parte externa encontram-se abertos para visitação um navio, um submarino (não indicado para claustrofóbicos), um helicóptero e (o melhor de todos) uma réplica (em escala real) de caravela (foto) da época dos Descobrimentos. Todos esses meios de transportes navais merecem uma visita, mas a caravela é uma aula de História. Alguns manequins vestidos com roupas de época fornecem uma noção de como eram as condições de vida dentro da embarcação. Há paineis que explicam as etapas da expansão marítimaa que as caravelas possibilitaram à Europa.

O Rebocador Laurindo Pitta, a mais antiga embarcação da Armada ainda em funcionamento, realiza passeios pela Baía da Guanabara.

Observar o Espaço Cultural da Marinha de determinados ângulos é como viajar pelo tempo e testemunhar uma caravela do século 16 ao lado de um submarino
da 2ª guerra é uma experiência que só aqui é possível.

Por tudo isso o Espaço Cultural da Marinha, constitui uma excelente opção de passeio para pessoas de todas as idades.

Veja também: Museu da República, Museu de Arte Contemporânea - (MAC Niterói), Museu Naval, Ilha Fiscal, Paço Imperial, Vila Militar

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Caravela do Descobrimento - Espaço Cultural da Marinha - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico, Cultural Arquitetura e Artefatos Militares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!