Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Barra - (Barra da Tijuca)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


A Barra da Tijuca é o bairro que possui a primazia de ter a maior praia do Rio de Janeiro, com cerca de 18 km de orla.

Dos bairros litorâneos cariocas, a Barra (juntamente com o Recreio dos Bandeirantes) teve sua urbanização bem mais recentemente do que os bairros da Zona Sul do Rio. Isso por si só, garantiu um processo de ocupação muito diferente do existente na Zona Sul, com a presença maciça de grandes condomínios residenciais com excelente infraestrutura de comércio e serviços (muitos deles são praticamente minicidades) e uma variedade de shopping centers sem igual em nenhum outro bairro carioca. Ao mesmo tempo, o Largo da Barra, a parte mais antiga do bairro, ainda continua com um certo jeito de bairro pacato da Zona Oeste. O mesmo fenômeno acontece na praia, que, por suas dimensões consideráveis, apresenta trechos que são frequentados preferencialmente por grupos específicos como surfistas, famílias, kite surfistas etc.

Durante o Carnaval, a Banda da Barra desfila na orla, e um de seus símbolos é um ícone do Rio, mas que, ironicamente, nunca chegou a circular (de verdade) nas ruas da Barra: o bondinho (foto). De qualquer forma é bem diferente ver a réplica do bonde da Banda da Barra parado bem de frente ao mar.

Ver também: Cidade da Música

Sobre bondes ver também: Arcos da Lapa, Vila Militar.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Bonde da Banda da Barra - Barra da Tijuca. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!