Translate

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Obelisco da Antiga Avenida Central - (Avenida Rio Branco, Centro)

Essa postagem recebeu o nosso visitante n° 3.000!
Quando as obras da Avenida Central (atual Rio Branco) estavam em fase de conclusão, a construtora encarregada pela abertura da nova via, colocou um obelisco (foto) para demarcar o final de uma nova referência no arruamento do Centro: a Avenida Central.

No início do século 20, a região central da cidade do Rio de Janeiro era difamada internacionalmente por ser palco de epidemias, por ser suja e desorganizada.

Pereira Passos, prefeito do Rio à época, mandou abrir a Avenida Central como uma reação a essa má fama que a cidade possuía. Na teoria a cidade estava se "europeizando", ou, melhor ainda, se "afrancesando" já que o modelo de urbanização escolhido para a Avenida Central era baseado nos "Boulevares" franceses. Na prática, porém, o que se queria era ligar, o mais rapidamente possível o Centro da cidade à Zona Sul do Rio. Explicando melhor ainda, a Avenida Central ligava o Porto do Rio, na Praça Mauá, aos bairros da Zona Sul.

Em uma época onde a navegação marítima, levava não só cargas, mas também passageiros das mais diversas classes sociais, a Avenida Central teve um papel ideológico de destruir, ou senão, diminuir a péssima impressão que as acanhadas ruas coloniais do Centro, apinhadas de casas humildes, senão miseráveis, causavam nos recém chegados.

Ao final da Avenida Central, seguindo os ditames urbanísticos franceses, foi então colocado o Obelisco, como um marco de civilidade do novo Rio que se pretendia criar.

O Obelisco, com 28 metros de altura foi feito de granito retirado do Morro da Viúva, no bairro Flamengo, um acidente geográfico que hoje quase não pode mais ser visto, pois, encontra-se completamente cercado por prédios.

Em sua origem o Obelisco ficava próximo ao mar, hoje os vários aterros na região, afastaram o obelisco da Avenida Rio Branco do litoral.

O Obelisco foi o local escolhido por alguns dos vitoriosos da Revolução de 1930 para amarrarem os cavalos. Uma forma simbólica de se afirmar a tomada do poder político.

Obeliscos são um símbolo esotérico muito antigo, que remonta à antiguidade, estão presentes em diversas cidades ao redor do mundo. Uma das interpretações possíveis desse símbolo é a elevação da conciência para níveis acima do normal da pessoas.

Veja também: Centro Cultural Justiça Federal, Ladeira da Misericórdia, Paço Imperial

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Obelisco, Avenida Rio Branco - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!