Translate

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ladeira da Misericórdia - (Centro)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

A Ladeira da Misericórdia, próxima à Praça 15, é um testemunho histórico no Centro do Rio: trata-se do último vestígio do antigo Morro do Castelo, que existia naquela região.

O que tornava o Morro do Castelo um terreno histórico é que foi o local escolhido para sediar o segundo sitio de assentamento da cidade, já que o terreno da fundação original, um ponto incerto próximo do Pão de Açúcar, era estratégico, mas não apresentava vantagens para se consolidar uma cidade. O Morro do Castelo oferecia condições de defesa do território e também para que a nova cidade pudesse se expandir, o que de fato ocorreu, e todas as primeiras ruas do atual Centro do Rio tiveram a sua origem no Morro do Castelo; sendo que a primeira de todas elas foi a atual Rua Primeiro de Março, a antiga Rua Direita, de onde derivaram grande parte das ruas do Centro da cidade.

Nos anos 20 do século 20, porém, decidiu-se demolir o Morro do Castelo, sob pretexto de melhorar a circulação do ar no Centro do Rio. A cidade perdia assim, pela segunda vez, a sua origem. Ganhou a chamada Esplanada do Castelo, com prédios comerciais, avenidas e praças; do Morro do Castelo original, restou apenas a melancólica Ladeira da Misericórdia, que não leva a lugar nenhum.

Em tempo, o rapaz com capa amarela que aparece na foto é um lixeiro que estava fazendo a limpeza do terreno ao lado da ladeira.

Arredores: Arco do Telles, Espaço Cultural da Marinha, Museu Histórico Nacional, Museu Naval, Paço Imperial, Restaurante Albamar

Veja também: Morro da Viúva

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Ladeira da Misericórdia, último vestígio do Morro do Castelo - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!