Translate

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Primeiro de Março de 1565 - (Fundação da Cidade do Rio de Janeiro)

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, por Estácio de Sá e tinha por finalidade, desde seu início, proteger e defender o litoral brasileiro de invasores.

Desde cedo, contrariando o senso comum geral, os "cariocas" nunca tiveram vida fácil na edificação do Rio de Janeiro. O que hoje é uma metrópole, foi construída ao longo desses séculos com muita luta, perseverança, sacrifícios e engenhosidade. Nada veio fácil ao povo do Rio. O local escolhido por Estácio para fundar a cidade era de fato estratégico, mas cobrou alto (e ainda cobra) o preço da sua ocupação.

Se hoje os cariocas são admirados e criticados por sua forma de ver o mundo e aproveitar a vida, saibam que essa conquista se deu com muito suor e deve ser saboreada mesmo.

Aos que depreciam a cidade e o seu povo, vale sempre lembrar: quando JK retirou a capital federal do Rio para Brasília, nossa cidade sofreu um brutal esvaziamento econômico que a deixou estagnada por muitos anos, sofremos com um boicote financeiro-econômico silencioso efetuado pela ditadura militar (notavelmente o Rio SEMPRE foi contra a ditadura, outros estados sempre estiveram à favor dos militares e foram muito bem recompensados por isso...), passamos por uma imposição de fusão com o Estado do Rio de Janeiro, que deixou as finanças públicas ainda piores, e não bastasse isso, na década de 80 passamos por uma massiva campanha de difamações por setores da imprensa, que vendiam (e ainda vendem) a imagem do Rio como uma cidade sem lei. Recentemente parlamentares de outros estados (muitos deles envolvidos em diversos escândalos e falcatruas) se empenharam em "meter a mão" nos royalties do petróleo que o estado recebe por direitos contratuais. Passamos por tudo isso, mantendo firme a posição de Capital Cultural do Brasil, 2ª cidade financeiramente mais importante do país e sinônimo de Brasil em qualquer lugar do mundo.

Ainda assim há pessoas que creem que o povo carioca não gosta de trabalhar... (se gostássemos, então...) A evidente verdade, que essas pessoas não querem ver, é que trabalho e diversão não são antagônicos e nem excludentes, e os cariocas perceberam isso já há muitas décadas.

1º de Março, aniversário de fundação da Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

RIO DE JANEIRO - O CORAÇÃO DO BRASIL.

Veja também: Chafariz da Pirâmide, Ladeira da Misericórdia, Paço Imperial, Pão de Açúcar, onde o Rio Nasceu!, Rio Carioca

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______ “Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo” ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico, Cultural, Religioo e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!