Translate

domingo, 29 de janeiro de 2012

Cidade da Música - (Barra da Tijuca)


Às vezes eu fico me perguntando quando irá surgir um substituto ao uso do concreto armado. Uma outra coisa que me intriga é o uso do concreto como forma de se tentar criar "arte".

Passada a primeira década do século 21, com todo o avanço na pesquisa de materiais, com todo o apelo em se diminuir o uso de materiais não renováveis, o concreto está aí firme e forte na imaginação de projetistas que se imaginam também "artistas".

Bem próximo ao encontro da Avenida Ayrton Senna com a Avenida das Américas encontra-se a Cidade da Música, edificação inacabada que, mesmo se estivesse pronta, pareceria estar inacabada, tamanha é a, digamos, "ousadia" projetada em suas formas.

Iniciada no mandato do então prefeito César Maia, político extremamente discutível e controverso que esteve à frente da prefeitura carioca por alguns mandatos consecutivos, a Cidade da Música, que deveria ficar pronta no final de 2008, mas desde essa época segue em obras, que são aparentemente eternas. Para se ter uma idéia, o orçamento inicial de cerca de 80 milhões, já foi ultrapassado em várias vezes e, hoje, estima-se que já foi gasto no projeto (inacabado, eu repito) mais de 500 milhões de reais!

O prefeito Eduardo Paes, que em sua campanha prometeu passar a situação à limpo, aparentemente esqueceu do compromisso.

E assim segue a história de um elefante branco municipal que, se ficar pronto, provavelmente NUNCA retornará aos cofres da prefeitura do Rio de Janeiro a montanha de dinheiro enterrada naquela estranha "obra de arte". De forma alguma, ninguém até hoje foi responsabilizado por isso.

Passados mais de uma década de obras a Cidade da Música segue como um monumento ao desperdício de dinheiro público e um raro caso na arquitetura, de uma forma (bem disforme, por sinal) sem função nenhuma.

Ver também: Barra

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Cidade da Música - Barra da Tijuca. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!