Translate

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Real Gabinete Português de Literatura - (Centro)

O Real Gabinete Português de Literatura possui a maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal com mais de 350.000 volumes em seu acervo. É também um dos poucos edifícios no Rio que segue o estilo neomanoelino, caracterizado fundamentalmente pelas referências às grandes navegações e às coisas do mar.

Possui uma sala de leitura (foto) que é envolvida pelos 3 níveis de estantes trabalhadas exibindo a valiosissima coleção. No teto uma bela clarabóia ilumina a sala de leitura completando o ambiente.

No outro lado da rua, quase em frente ao Real Gabinete, não poderia faltar, um busto de Camões e um conjunto de mastros com bandeiras históricas do Brasil ao longo do tempo.

O Real Gabinete foi o palco das primeiras reuniões da Academia Brasileira de Letras, antes que a mesma tivesse uma sede própria.

Veja também: Biblioteca Nacional

Arredores: Catedral Presbiteriana, Confeitaria Colombo

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Salão de Leitura do Real Gabinete Português de Literatura - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!