Translate

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pão de Açúcar, onde o Rio nasceu! - (Urca)


O Pão de Açúcar, além de ser um dos principais cartões postais brasileiros, tem o privilégio de ser o 1º sítio onde a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada. Foi escolhido por ter um caráter essencialmente estratégico, pois oferecia posição privilegiada na defesa da Baía de Guanabara. Nos demais aspectos, porém, deixava muito a desejar, pois, não tinha fonte de àgua próxima, nem espaço para expandir à recém fundada cidade. Além disso, não era muito seguro quanto ao ataque de índios. Por todos esses fatores, a cidade foi transferida para o Morro do Castelo, local que oferecia segurança, espaço para expansão e àgua muito mais próxima.

Ver: Rio da Carioca

De qualquer forma, foi em algum ponto entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, que Estácio de Sá, o fundador da cidade, colocou pela primeira vez o marco de fundação da cidade (hoje exposto dentro da igreja dos capuchinhos, na Tijuca) e proferiu as proféticas palavras que aqui sempre encerram as postagens referentes à cidade do Rio de Janeiro:

______

Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Veja também: Ladeira da Misericórdia, Monumento à Estácio de Sá

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Pão de Açúcar, visto da praia de Botafogo, durante a Meia Maratona do Rio 2011 - Botafogo. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!