No Centro do Rio, em frente a Cinelândia, encontra-se um dos maiores tesouros culturais de nosso país: a Biblioteca Nacional, um dos últimos prédios originais da antiga Avenida Central, atual Avenida Rio Branco.
A Biblioteca Nacional, herdeira da biblioteca trazida por D. João VI, quando fugiu para o Brasil, é hoje a maior biblioteca do país, do Hemisfério Sul e a oitava maior do mundo. Algumas estimativas apontam para um número superior à 8 milhões de itens no acervo. Alguns desses exemplares tornam a Biblioteca Nacional detentora de um tesouro cultural de valor incalculável.
Aberta para visitações, consultas e pesquisas, oferece serviços consulta à diversas coleções de periódicos, acesso à microfilmes, revistas e livros, além disto, há visitas guiadas para grupos nas dependências restritas do prédio, inclusive às estantes (gigantescas) onde os livros são guardados. Vale a visita.
Juntamente com o Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e o Clube Naval, o edifício da Biblioteca Nacional é original do concurso de fachadas que foi realizado para a inauguração da Avenida Central, no começo do século 20, mas isso já é história para uma outra ocasião!
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Biblioteca Nacional (vista do alto) - Centro.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!