Translate

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Santa Teresa - (Santa Teresa)


O antigo Morro do Desterro, atual bairro de Santa Teresa, foi loteado e ocupado durante o século 19, ocasião em que foi apresentado como uma alternativa ao Centro do Rio que, nessa época, apresentava problemas com diversas epidemias.

Apesar de existir o Convento de Santa Teresa desde o século 18, o morro permaneceu escassamente povoado até seu loteamento, no século seguinte.

A urbanização do bairro privilegiou casas para a classe alta do século 19, que iam para Santa Teresa fugindo das epidemias comuns no Centro. Acreditava-se, na época, que locais acima do nível do mar eram desfavoráveis à propagação das doenças que arrasavam as partes baixas da cidade.

Exemplo raro no Rio de urbanização em àreas acidentadas, Santa Teresa foi beneficiada por seu rápido acesso ao Centro e com a implantação das linhas do bonde, que existem até hoje embora os serviços estejam suspensos pela incompetência do poder público em fazer a manutenção do sistema como um todo (veículos, trilhos e linha de energia). Esse descaso culminou em um acidente fatal que vitimou várias pessoas em 2011.

A proximidade com vários bairros, além do charme dos antigos casarões e a presença do bonde trouxe ao bairro um grande número de intelectuais e artistas, gerando ali um perfil próprio e sem igual em toda a cidade.

Sem dúvida alguma, uma das inegáveis vantagens de Santa Teresa é a facilidade de se acessar ao Centro e à alguns bairros da Zona Sul, além da Floresta da Tijuca (sobretudo ao Cristo Redentor e ao Mirante Dona Marta).

Um dos bons eventos doe Santa Teresa é o Santa teresa de Portas Abertas, ocasião em que diversos ateliês de artistas ficam abertos para visitação do público em geral.

Outros locais interessantes do bairro são a Escadaria Seláron (foto), o Museu Casa de Benjamin Constant, o Museu Chácara do Céu, o Parque das Ruínas, o Castelo do Valentim (não é aberto para visitas), além dos diversos restaurantes, mirantes e, inclusive um Templo Budista em meio à floresta.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Escadaria Seláron - recebeu o nome do artista chileno que colocou os milhares de azulejos que compõem o atual mosaico - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico, Cultural e Religioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!