Translate

sábado, 28 de janeiro de 2012

Catedral Metropolitana - (Centro)

A arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, apesar de ter sido criada em 1676, não possuía uma catedral própria, e precisava de igrejas emprestadas para exercer as suas funcionalidades. Desde o século 17 a arquidiocese passou por diversas igrejas do Centro do Rio de Janeiro. Tal situação durou até 1964, quando o governo do extinto Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro) cedeu o terreno definitivo para a construção da Catedral Metropolitana.

Considera-se o ano de inauguração da catedral em 1979, apesar de algumas missas terem sido celebradas na catedral em anos anteriores.

Em 1980, por ocasião da primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil, a Catedral foi palco de uma cerimônia com os Bispos de toda a América Latina.

A catedral, cujo projeto foi ispirado na pirâmide maia de Yucatan, no México, possui 4 vitrais de 64 metros de altura, cada um direcionado para um ponto cardeal.

Possui área interna de 8.000 m² e espaço para 20.000 pessoas em pé e 5.000 sentadas.

Av. Chile, 245 - Centro

Arredores: Catedral Presbiteriana

Ver também: Festa de São Jorge, Igreja Presbiteriana de Rocha Miranda

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Religioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!