Translate

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Monumento a Estácio de Sá - (Aterro do Flamengo)

No Aterro do Flamengo, bem em frente ao Pão de Açúcar (foto), está localizado o Monumento à Estácio de Sá, o fundador da cidade do Rio de Janeiro.

Estácio de Sá nasceu em Santarém, Portugal, em data desconhecida e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de Fevereiro de 1567. Era capitão-mor da armada portuguesa e foi o responsável pela expulsão dos franceses da Baía de Guanabara.

No dia 1º de Março de 1565, Estácio de Sá ordenou a fortificação da esplanada existente entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, para isso foram colocados fossos e paliçadas ao redor do povoamento com o objetivo de defender os portugueses dos ataques inimigos. O povoado recebeu o nome de SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, em homenagem ao santo de devoção do rei de Portugal, D. Sebastião.

Estácio de Sá morreu em consequência de um ferimento no rosto, durante a Batalha de Uruçumirim, ocorrida entre franceses e portugueses na Baía de Guanabara. O corpo do fundador do Rio de Janeiro foi sepultado na capela que existia no primeiro núcleo de ocupação do Rio, entre o Pão de Açúçar e o Cara de Cão. Posteriormente, em 1583, seus ossos foram removidos para a antiga igreja de São Sebastião, que existia no Morro do Castelo, local do segundo assentamento da cidade. Com a demolição do morro histórico, em 1921, os ossos de Estácio foram removidos para a Igreja de São Sebastião, a Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, permanecendo lá até hoje, juntamente com o marco de fundação da cidade.

O Monumento a Estácio de Sá foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e foi construído no local onde desaguava o Rio Carioca, próximo à Praia do Flamengo, em frente ao Pão de Açúcar e ao bairro da Urca. No interior do monumento, estão as réplicas do marco da fundação da cidade e da lápide de Estácio, além de areia da Praia da Urca. Uma das portas de bronze retrata um mapa da Baía de Guanabara da época da fundação da cidade.

Ver também: Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Morro da Viúva, Pão de Açúcar, Onde o Rio Nasceu

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Monumento à Estácio de Sá - Aterro do Flamengo. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!