As chamadas Lonas Culturais (foto), são um projeto da prefeitura da cidade que, desde 1993 promove a irradiação de eventos culturais em bairros que possuem carência nesse tipo de atividade.
Ao todo, atualmente existem na cidade 10 lonas culturais, todas em bairros da Zonas Norte e Oeste. Nas lonas ocorrem a encenação de peças teatrais, espetáculos musicais, comédia em pé, eventos infantis, além de diversos cursos.
As estruturas usadas nas lonas foram reaproveitadas do encontro Eco-92, ou ainda Rio-92, que discutiu as mudanças climáticas globais e a chamada Agenda 21. A idéia de usar essas lonas em benefício da cultura na cidade foi, sem dúvida, uma proposta muito boa.
Todas as Lonas Culturais prestam homenagem à grandes nomes do cenário artistico nacional, que, possuem alguma ligação com o bairro em que a lona se localiza. A única que foge a essa "regra" é a Lona Cultural de Guadalupe, Cujo nome oficial é Lona Cultural Terra, o título dessa música foi sugerido por Caetano Veloso, que preferiu sua obra em lugar do próprio nome.
As lonas culturais preenchem um vazio de cultura que sempre caracterizou a Zona Norte e sobretudo a Zona Oeste da cidade, oferecendo uma programação variada de espetáculos e cursos ligados às artes com preços acessíveis.
Ver também: Estátua aos Escravos que Replantaram a Floresta da Tijca, Vídeos no You Tube
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Lona Cultural Jacob do Bandolim - Pechincha. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.Contatos/Fale Comigo.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!