Translate

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Busto de Paulo da Portela - (Madureira)

A Praça Paulo da Portela, situada em Madureira (embora alguns considerem o local como parte do bairro vizinho, Oswaldo Cruz), presta homenagem a um dos fundadores da G.R.E.S. Portela, a maior vencedora do Carnaval Carioca em todos os tempos.

Paulo da Portela, apesar de ter morrido aos 47 anos, participou ativa e decisivamente no sentido de modificar a imagem estereotipada e negativa que os sambistas possuiam no ínicio do século 20. O objetivo era que o sambista fosse encarado pela sociedade como um artista digno de admiração e não um bandido, ou um marginalizado, como era a visão dominante da época.

Paulo participou de alguns blocos e agremiações carnavalescas nos anos 20, em 1923 foi um dos fundadores da Escola de Samba Vai Como Pode, posteriormente (a partir de 1935) conhecida como Portela, uma evidente referência à Estrada do Portela, que liga Madureira ao bairro de Rocha Miranda.

Para elevar a consideração da sociedade com os sambistas Paulo determinou que os integrantes da Portela se apresentassem sempre bem vestidos e nas cores da escola: o azul e o branco. Ironicamente, esse foi o motivo para uma traumática separação como será visto adiante...

No carnaval de 1941, uma discussão aparentemente sem maiores consequências, afastou Paulo da Portela da escola de samba que ajudara a criar. O motivo foi o fato de Cartola, Heitor dos Prazeres e o próprio Paulo da Portela (que formavam um grupo de samba) terem chegado de uma viagem e rumado direto para o desfile vestidos sem as cores da escola. O conflito entre Paulo e a direção da Escola de Samba determinou o afastamento de Paulo da Portela.

Após a sua saída melancólica, Paulo participou de agremiações menores, hoje extintas, e faleceu em 1949.

Na Praça Paulo da Portela existe um busto (foto) que homenageia e absolve um dos fundadores da vitoriosa Azul e Branco de Madureira. Na placa de bronze, abaixo do busto, está escrito as seguintes palavras:


- PAULO BEMJAMIM DE OLIVEIRA -
(PAULO DA PORTELA)
- O PACIFICADOR -
PROMOÇÃO DA "VELHA GUARDA"
REPRESENTADA POR
CLAUDIO BERNARDO DA COSTA
ANTONIO RUFINO DOS REIS
ANTONIO DA SILVA CAETANO
SENDO PRESIDENTE DA
ESCOLA DE SAMBA PORTELA
CARLOS TEIXEIRA MARTINS

Veja também: Estátua de Michael Jackson, G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, Vídeos no You Tube

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Busto de Paulo da Portela, Praça Paulo da Portela - Madureira. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!