Paulo da Portela, apesar de ter morrido aos 47 anos, participou ativa e decisivamente no sentido de modificar a imagem estereotipada e negativa que os sambistas possuiam no ínicio do século 20. O objetivo era que o sambista fosse encarado pela sociedade como um artista digno de admiração e não um bandido, ou um marginalizado, como era a visão dominante da época.
Paulo participou de alguns blocos e agremiações carnavalescas nos anos 20, em 1923 foi um dos fundadores da Escola de Samba Vai Como Pode, posteriormente (a partir de 1935) conhecida como Portela, uma evidente referência à Estrada do Portela, que liga Madureira ao bairro de Rocha Miranda.
Para elevar a consideração da sociedade com os sambistas Paulo determinou que os integrantes da Portela se apresentassem sempre bem vestidos e nas cores da escola: o azul e o branco. Ironicamente, esse foi o motivo para uma traumática separação como será visto adiante...
No carnaval de 1941, uma discussão aparentemente sem maiores consequências, afastou Paulo da Portela da escola de samba que ajudara a criar. O motivo foi o fato de Cartola, Heitor dos Prazeres e o próprio Paulo da Portela (que formavam um grupo de samba) terem chegado de uma viagem e rumado direto para o desfile vestidos sem as cores da escola. O conflito entre Paulo e a direção da Escola de Samba determinou o afastamento de Paulo da Portela.
Após a sua saída melancólica, Paulo participou de agremiações menores, hoje extintas, e faleceu em 1949.
Na Praça Paulo da Portela existe um busto (foto) que homenageia e absolve um dos fundadores da vitoriosa Azul e Branco de Madureira. Na placa de bronze, abaixo do busto, está escrito as seguintes palavras:
- PAULO BEMJAMIM DE OLIVEIRA -
(PAULO DA PORTELA)
- O PACIFICADOR -
PROMOÇÃO DA "VELHA GUARDA"
REPRESENTADA POR
CLAUDIO BERNARDO DA COSTA
ANTONIO RUFINO DOS REIS
ANTONIO DA SILVA CAETANO
SENDO PRESIDENTE DA
ESCOLA DE SAMBA PORTELA
CARLOS TEIXEIRA MARTINS
Veja também: Estátua de Michael Jackson, G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, Vídeos no You Tube
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Busto de Paulo da Portela, Praça Paulo da Portela - Madureira. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.Contatos/Fale Comigo.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!