Translate

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Monumento a Zumbi dos Palmares - (Praça 11)

Nas proximidades da Praça 11, entre as pistas da Avenida Presidente Vargas, está o Monumento Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra à escravidão.

O Quilombo dos Palmares foi uma das maiores concentrações de escravos fugitivos de que se tem notícia. Situava-se em Pernambuco e recebeu ex-escravos também da Bahia. Além de Zumbi, outro grande líder desse quilombo foi Ganga Zumba.

Palmares iniciou-se ainda durante o século 16, mas foi no século 17 que atingiu dimensões significativas, ao ponto de incomodar o governo colonial português. Diversas tentativas de se invadir o Quilombo dos Palmares fracassaram. Apenas em 1695 Palmares foi derrotado pela investida de Domingos Jorge Velho, que matou Zumbi em uma emboscada no dia 20 de Novembro daquele ano.

Atualmente o dia 20 de Novembro é reconhecido como o Dia da Consciência Negra.

O monumento em homenagem ao grande líder de Palmares está em uma área da cidade historicamente ligado à cultura negra: o Sambódromo, a Praça 11 e o Terreirão do Samba. Falarei mais sobre isso em outras postagens.

Em tempo, as bandeiras estão à meio mastro em razão do luto e comoção que o país passou, por ocasião do massacre das crianças da Escola Tasso da Silveira, em Realengo.

Existem ainda monumentos à memória de Zumbi em Padre Miguel e no Centro de Duque de Caxias.

Veja também: Negros 3, Pedra do Sal, Vídeos no You Tube

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva.
Monumento Zumbi dos Palmares - Praça 11. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador. Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!