A Floresta da Tijuca foi replantada com o objetivo principal de restabelecer o abastecimento de àgua no Centro do Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa são um testemunho dessa época.
Ainda hoje as àguas de muitos rios da Floresta são captadas pela Cedae para fazer o abastecimento de alguns bairros ao redor da Floresta da Tijuca. Devido à esse fato, há vários rios e cachoeiras na Floresta da Tijuca onde o banho é proibido.
Felizmente, a proibição não alcança a Cachoeira das Almas (foto), uma queda d'àgua que, em dias quentes de verão, chega a ter congestionamentos tamanha é a procura de banhistas por uma vaga embaixo da cachoeira. Felizmente há vaga para todos.
A trilha de acesso para a Cachoeira das Almas é bem fácil e agradável, não exigindo muito esforço. Em cerca de 40 minutos de caminhada (a maior parte do trajeto é feito sob a sombra das àrvores), chega-se à Cachoeira das Almas, indiscutivelmente um dos recantos mais procurados da Floresta da Tijuca nos dias de Verâo.
Veja também: Floresta da Tijuca, Setor A, Setor B, Setor C, Setor D, Quatis!, Parque Estadual da Pedra da Pedra Branca
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Cachoeira das Almas - Floresta da Tijuca. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!