Translate

domingo, 18 de dezembro de 2011

Parque Nacional da Tijuca - (Diversos Bairros do Rio)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


Criado em 06/07/1961, o cinquentenário Parque Nacional da Tijuca (PNT), é o menor de todos os parques nacionais brasileiros, porém, juntamente com o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados do país.
Dividido em 4 setores, o PNT possui 39,5 km² de área em que são oferecidas trilhas de diverentes dificuldades, churrasqueiras, Centro de Visitantes, mirantes, capelas, monumentos e muita história. Os setores são:

A) Setor Floresta da Tijuca; nesse setor, cuja entrada principal é pela Praça Afonso Viseu (a pracinha do Alto, onde "todas as trilhas começam"), no Alto da Boa Vista, estão (citando somente alguns atrativos do setor) os acessos ao Pico da Tijuca, Mirante do Excelsior, Capela Mayrinck, áreas de lazer e a trilha para pessoas especiais.
B) Setor Serra da Carioca; nesse setor estão as Paineiras, o mirante da Vista Chinesa (foto acima) e o Corcovado, onde se encontra a estátua do Cristo Redentor, monumento mais visitado do Brasil, recentemente eleito uma das 7 maravilhas do Mundo Moderno.
C) Setor Pedra da Gávea e Pedra Bonita; além das trilhas para as duas pedras que lhe dão nome, nesse setor se localiza a rampa de vôo livre da Pedra Bonita.
D) Setor Pretos Forros e Covanca; localizado entre Jacarepaguá e a Zona Norte da cidade, é o mais recente dos setores do PNT, ainda não apresenta estrutura para visitição.

Veja também: Estação Leopoldina, Gruta do Morcego, Parque Estadual da Pedra Branca

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Vista Chinesa - Setor B da Floresta da Tijuca.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico (Ecoturismo) e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!