Translate

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gruta do Morcego, Setor A - (Floresta da Tijuca)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

A Floresta da Tijuca, entre outras maravilhas, possui algumas grutas que podem representar uma experiência diferente aos visitantes. Dentre todas, certamente a mais impressionante delas é a Gruta do Morcego, um grande "salão" que se revela ao visitante que adentra por uma pequena abertura na rocha.

A Gruta do Morcego é reconhecida como a segunda maior gruta em gnaisse do Brasil, o que a faz receber, ocasionalmente, a visita de universitários dos cursos de Geologia e Geografia.

Desnecessário dizer que esse passeio é desaconselhável para pessoas que sofram de claustrofobia.

Existe, na parte superior da gruta, uma fenda que permite a renovação constante do ar que sai pela entrada da gruta bem mais frio do que quando entrou pelo teto. Essa mesma abertura permite em certos horários, a entrada da luz do sol (foto) como se fosse um holofote de teatro, nessas ocasiões a gruta fica ainda mais bonita. Durante o horário de Verão, essa conjuntura ocorre por volta de 13h30. É um fenômeno que vale a pena observar.

Alguns tipos de insetos, moluscos e aracnídeos vivem dentro da gruta, sendo facilmente observáveis com uma lanterna, mas morcego, esse só tem mesmo no nome da gruta.

Ver também: Escada do Pico da Tijuca, Mirante da Vista Chinesa, Negros 1

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Gruta do Morcego - Setor A, Floresta da Tijuca. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!