Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Igreja de São Francisco da Prainha (Saúde)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


Localizada na encosta do Morro da Conceição, encontra-se a Igreja de São Francisco da Prainha, cujo nome se deve à uma antiga praia que deixou de existir após uma série de aterros ocorridos na região.
A capela foi construída por ordem do benfeitor padre doutor Francisco da Motta que a legou à Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no ano de 1704. Essa capela original foi destruída por ocasião da invasão francesa comandada por Duclerc. A igreja foi reconstruída em 1740.
Apresenta fachada em estilo barroco jesuítico, em seu altar principal está a imagem de Jesus crucificado, chamado de Bom Jesus dos Navegantes. Nos altares laterais estão São Lúcio e Santa Bonna. Ambas imagens são de 1834.
A Igreja de São Francisco da Prainha é um testemunho de uma sociedade anterior ocupando uma área que foi amplamente modificada (e continua sendo até hoje) e de uma realidade histórica e geográfica que não existe mais.

Outras igrejas: Capela Mayrinck, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Catedral Presbiteriana, Igreja de Nossa Senhora da Candelária, Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Igreja de Nossa Senhora da Penna, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Sebastião e Santa Cecília

Arredores: Pedra do Sal

Ir para o Índice

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Religioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!