Translate

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro - (Glória)

A igreja é um marco do período colonial e chama a atenção com o seu formato octogonal, já o interior apresenta painéis de azulejos feitos pelo Mestre Valentim, importante artífice dos séculos 18 e 19, que deixou suas obras em diversas igrejas e em outros prédios e monumentos do Rio.

Durante o século 19, após a chegada da Família Real portuguesa ao Brasil, o Outeiro passou a ser a igreja preferida pela mesma. Desde 1819 todos os descententes da familia Bragança, nascidos no Brasil, são consagrados no Outeiro da Glória. Essa predileção ficou manifesta na outorga efetuada em 1849, por D. Pedro II, que mandou acrescentar o título de "imperial" à Irmandade que administra a igreja, desde então a denominação oficial da referida irmandade ficou sendo: Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

Anexo à igreja, na parte de trás encontra-se um Museu de Arte Sacra.

Praça Nossa Senhora da Glória, 135 - Glória.

Outras igrejas: Capela Mayrinck, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Catedral Presbiteriana, Igreja de Nossa Senhora da Candelária, Igreja de Nossa Senhora da Penna, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha, Igreja de São Sebastião e Santa Cecília

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Outeiro da Glória - Glória. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Religioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!