A Pedra do Sal, na àrea portuária do Rio de Janeiro é reconhecida como o berço do Samba no Rio, onde, segundo conta a história, João da Baiana criou o ritmo que acabou se tornando o mais representativo de nosso país.
Antes dos aterros, que foram feitos ao longo do século 20 na Baía de Guanabara, essa era uma àrea bem próxima ao mar e, nesses degraus esculpidos na rocha, estivadores descarregavam durante o dia fardos de sal, daí a origem do nome do lugar. Durante a noite, porém, os mesmos estivadores se reúniam em rodas de batucada que acabaram por originar o samba carioca.
Hoje, continuam ocorrendo rodas de samba na Pedra do Sal, sempre às segundas-feiras; além de outras celebrações ligadas à cultura afro-brasileira. Pedra do Sal: Um lugar histórico que preserva as suas raízes.
Aqui o samba nasceu!
Largo João da Baiana, Gamboa.
Veja também: Fortaleza da Conceição, Escada do Pico da Tijuca, G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, G.R.E.S. Portela, Negros 2, Sambódromo, Trem do Samba - Oswaldo Cruz
Arredores: Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Pedra do Sal - Saúde. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!