Translate

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pedra do Sal - (Gamboa)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

A Pedra do Sal, na àrea portuária do Rio de Janeiro é reconhecida como o berço do Samba no Rio, onde, segundo conta a história, João da Baiana criou o ritmo que acabou se tornando o mais representativo de nosso país.

Antes dos aterros, que foram feitos ao longo do século 20 na Baía de Guanabara, essa era uma àrea bem próxima ao mar e, nesses degraus esculpidos na rocha, estivadores descarregavam durante o dia fardos de sal, daí a origem do nome do lugar. Durante a noite, porém, os mesmos estivadores se reúniam em rodas de batucada que acabaram por originar o samba carioca.

Hoje, continuam ocorrendo rodas de samba na Pedra do Sal, sempre às segundas-feiras; além de outras celebrações ligadas à cultura afro-brasileira. Pedra do Sal: Um lugar histórico que preserva as suas raízes.

Aqui o samba nasceu!

Largo João da Baiana, Gamboa.

Veja também: Fortaleza da Conceição, Escada do Pico da Tijuca, G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel, G.R.E.S. Portela, Negros 2, Sambódromo, Trem do Samba - Oswaldo Cruz

Arredores: Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Pedra do Sal - Saúde. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!