Translate

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Igreja de Nossa Senhora da Candelária - (Centro)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

No coração do Centro do Rio encontra-se a impressionante Igreja da Candelária, que segundo conta a história, teria se originado como uma pequena capela. Essa capela teria sido erguida como pagamento de uma promessa, feita por um casal sobrevivente de um naufrágio. Em 1609 a capela já estava no mesmo lugar da igreja atual.

A Candelária, como é mais conhecida, foi bastante ampliada após uma série de reformas, sendo reinaugurada em 1811, com a presença de D.João VI.

A Igreja da Candelária sempre esteve em uma posição estratégica no Centro do Rio: a igreja é voltada para a Baía de Guanabara, que à época de sua construção, era a principal porta de entrada do Rio de Janeiro. Atrás dela, atualmente encontra-se a Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias de acesso ao Centro.

A cúpula, uma das marcas visuais mais marcantes da igreja, só foi concluída em 1877, é coberta com pedra de lioz portuguesa.

Por dentro, a Candelária não é menos impressionante: há vitrais alemãs, pinturas murais e as impressionantes portas de bronze, feitas pelo escultor portugues Teixeira Lopes, colocadas na igreja em 1901.

Junto com o Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França-Brasil, e o Espaço Cultural dos Correios, a Candelária faz parte do chamado Corredor Cultural, parte do Centro do Rio onde a qualidade dos espaços culturais é notável.

A Candelária, pelo conjunto de artífices que contribuíram em sua construção, pela sua arquitetura neoclássica marcante e pela sua importância na história da cidade (vale lembrar que muitos comícios e manifestações ocorridos no Centro têm como ponto de concentração e partida a Igreja da Candelária). Por tudo isso, a igreja tornou-se um ponto de referência cultural, social e político quase tão importante quanto o marco religioso que efetivamente é.

Outras igrejas: Capela Mayrinck, Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Catedral Presbiteriana, Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Igreja de Nossa Senhora da Penna, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de São Francisco da Prainha, Igreja de São Sebastião e Santa Cecília

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de Nossa Senhora da Candelária - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Religioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!