O Pico da Tijuca, com 1.021 metros de altitude, é o ponto mais alto do Maciço da Tijuca, do Parque Nacional da Tijuca e é o segundo maior do município do Rio de Janeiro (perdendo apenas para o Pico da Pedra Branca, em Jacarepaguá).
Por sua altitude considerável é possível avistá-lo de diversos pontos do Rio de Janeiro e de cidades próximas, como Niterói e Duque de Caxias, por exemplo.
Consta que a trilha para o Pico da Tijuca já se encontrava sinalizada em 1885 para a subida de adeptos das caminhadas. Em 1920, a parte final da trilha foi alterada, recebendo o acréscimo de 117 degraus escavados na rocha (chamados por alguns de Stairway to Heaven)e um corrimão feito por grossas correntes de ferro, que ainda podem ser vistas até hoje, mas clamam por uma reforma urgente.
A caminhada de aproximdamente 1h30m (dependendo do condicionamento físico do caminhante) é recompensada por uma belíssima vista de boa parte da cidade e seus arredores.
Ver também: Escada do Pico da Tijuca, Gruta do Morcego
Outros degraus esculpidos na rocha: Pedra do Sal
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Pico da Tijuca visto da Freguesia (Jacarepaguá).
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia cadastrado na EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!