Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Parque Estadual da Pedra Branca - Zona Oeste do Rio de Janeiro

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


Poucas pessoas sabem, mas, a Floresta da Tijuca não é a maior floresta urbana do mundo, também não é uma reserva de mata atlântica, conforme consta em diversas fontes de informação.
Conforme conta a História, durante o reflorestamento ordenado por D. Pedro II nas Paineiras e no Maciço da Tijuca, foram reintroduzidas diversas espécies vegetais brasileiras e de diversas outras partes do mundo, para compor o que hoje conhecemos como a Floresta da Tijuca.
O que muitos desconhecem na cidade do Rio de Janeiro é a existência de uma outra floresta urbana, original, embora bastante ameaçada, situada no Maciço da Pedra Branca, assim como o Maciço da Tijuca, um dos grandes conjuntos de montanhas existentes na cidade e que se extende por grande parte da Zona Oeste do Rio de Janeiro, guardando trilhas e cachoeiras espetaculares e, infelizmente, quase desconhecidas.
O Parque Estadual da Pedra Branca, embora sem a mesma infraestrutura do Parque Nacional da Tijuca, apresenta áreas de lazer, anfiteatro, aqueduto (foto acima, clique aqui para ver outro aqueduto em Jacarepaguá), diversas trilhas, mas percebe-se que essa infraestrutura poderia e deveria ser melhorada em muito, pergunta-se quando as autoridades políticas de nosso Estado perceberão o valor do turismo e principalmente do ecoturismo em nossa cidade?

Veja também: Floresta da Tijuca, Gruta do Morcego, Setor A, Setor B, Setor C, Setor D

Ir para o Índice


Foto: Vinício Antônio Silva.
Aqueduto do Pau da Fome.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico (Ecoturismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!