Translate

domingo, 29 de janeiro de 2012

Festa de São Jorge - (Quintino Bocaiúva)


Primeira postagem a atingir mais de 100 visualizações.
A Igreja de São Jorge (foto), em Quintino Bocaiúva, tem uma das maiores e mais conceituadas festas em homenagem ao chamado Santo Guerreiro, rivalizando à que é realizada no Centro do Rio.

As ruas do bairro da Zona Norte ficam tomadas por multidões de fiéis, vindos de toda a cidade, para fazer parte da procissão que circula por alguns dos principais quarteirões. A praça do Coreto (um dos poucos que ainda existem no Rio), assim como a passarela da estação ferroviária ficam tomadas por centenas de fiéis vestindo, em sua maioria as cores de São Jorge: o vermelho e o branco.

As calçadas de Quintino, um bairro eminentemente residencial, ficam repletas de barracas vendendo todo o tipo de lembranças referentes à São Jorge. As missas são muito disputadas e entrar na Igreja é uma tarefa difícil, tamanha a multidão que tenta encontrar um lugar lá dentro.

O dia de São Jorge (23/04) é feriado no Rio há alguns anos, o que só contribui para aumentar, ainda mais, a tradicional festa que coloca o (quase sempre) discreto bairro de Quintino no centro das atenções de milhares de pessoas.

Quintino também é conhecido pela FAETEC, instituição estadual de ensino, que funciona nas antigas dependências da FUNABEM, entidade que visava ressocializar menores infratores e por ser o bairro de origem do responsável pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 1986.

Ver também: Igreja de Nossa Senhora do Loreto

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de São Jorge - Quintino Bocaiúva. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Religioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!