O Bom do Rio fala de paisagens, lugares e pessoas que, de alguma forma fazem ou fizeram diferença em uma cidade e em um Estado que, em grande parte, são quase desconhecidos: O Rio de Janeiro. Aproveitem sem moderação O Bom do Rio!
Translate
domingo, 29 de janeiro de 2012
Festa de São Jorge - (Quintino Bocaiúva)
Primeira postagem a atingir mais de 100 visualizações.
A Igreja de São Jorge (foto), em Quintino Bocaiúva, tem uma das maiores e mais conceituadas festas em homenagem ao chamado Santo Guerreiro, rivalizando à que é realizada no Centro do Rio.
As ruas do bairro da Zona Norte ficam tomadas por multidões de fiéis, vindos de toda a cidade, para fazer parte da procissão que circula por alguns dos principais quarteirões. A praça do Coreto (um dos poucos que ainda existem no Rio), assim como a passarela da estação ferroviária ficam tomadas por centenas de fiéis vestindo, em sua maioria as cores de São Jorge: o vermelho e o branco.
As calçadas de Quintino, um bairro eminentemente residencial, ficam repletas de barracas vendendo todo o tipo de lembranças referentes à São Jorge. As missas são muito disputadas e entrar na Igreja é uma tarefa difícil, tamanha a multidão que tenta encontrar um lugar lá dentro.
O dia de São Jorge (23/04) é feriado no Rio há alguns anos, o que só contribui para aumentar, ainda mais, a tradicional festa que coloca o (quase sempre) discreto bairro de Quintino no centro das atenções de milhares de pessoas.
Quintino também é conhecido pela FAETEC, instituição estadual de ensino, que funciona nas antigas dependências da FUNABEM, entidade que visava ressocializar menores infratores e por ser o bairro de origem do responsável pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 1986.
Ver também: Igreja de Nossa Senhora do Loreto
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de São Jorge - Quintino Bocaiúva. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!