Translate

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Grafites - (Toda a Cidade)

Durante décadas o Rio foi emporcalhado pelas famigeradas pichações, rabiscos cada vez mais imcompreensíveis que são feitos por vândalos sem nenhum senso de respeito à propriedade alheia e ao patrimônio público.

Em sua origem, a pichação tinha um cunho político, embora ineficaz, durante os anos da, não menos famigerada, ditadura militar, era também usada como uma forma de se fazer declarações públicas de amor. Contudo, nos anos 80, explodiram em toda a região metropolitana do Rio (como um câncer sem controle) as pichações como forma de "marca pessoal" de desocupados, alguns agindo há décadas na tarefa de emporcalhar propriedades públicas e privadas, inclusive algumas históricas, como o Cristo Redentor, por exemplo. Felizmente cresce o número de pessoas que usam as tintas spray para produzirem verdadeiras obras de arte pelos muros da cidade (foto), É possível perceber, inclusive, uma diferença de estilos nos grafites feitos nas Zonas Oeste, Norte e Sul. Apesar de terem estilos próprios que os distinguem, há, em toda a cidade grafiteiros muito talentosos que produzem verdadeiras obras primas não só em muros, mas em hidrantes e até mesmo em orelhões.

Os grafiteiros, ao contrário dos pichadores, somam à paisagem da cidade elementos gráficos de qualidade inegável e muitas vezes surpreendentes.

Ver também: Perimetral: A Quilométrica Tábua das Palavras do Profeta Gentileza

Ir para o Índice

Foto: Aneici Mattos. Grafite na Avenida República do Chile, em frente à Catedral Metropolitana - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural e Histórico

2 comentários:

  1. Olá!!!
    Muito bom este novo momento da arte através do grafite e é pensando nisto que aqui no meu estagio, estamos fazendo um concurso de grafite.
    Os interessados devem fazer suas inscrições pelo site www.rioprevidencia.rj.gov.br, contamos com vcs.
    Obrigada.
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza! aos que se interessam pela arte do grafite e quiserem participar, eis uma bela oportunidade!

      Excluir

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!