Translate

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

G.R.E.S. Portela - (Madureira)

A Portela, uma das duas Escolas de Samba de Madureira (junto com o Império Serrano), é um dos ícones do Carnaval não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil.

Considerada uma das fundadoras do carnaval carioca teve a sua origem no bairro vizinho de Oswaldo Cruz, mas tempos depois se estabeleceu, definitivamente, em Madureira.

Com 21 títulos de campeã é a principal vencedora do carnaval, marca ainda não alcançada por nenhuma outra escola de samba, mesmo com o intervalo de algumas décadas sem vencer o carnaval do Rio.

Alguns dos elementos que hoje são obrigatórios no carnaval carioca foram introduzidos pela Portela, tais como: o samba enredo, as alegorias e as comissões de frente. A águia, símbolo da escola, assim como as cores azul e branco são as marcas tradicionais que estão sempre presentes nos desfiles portelenses.

Grandes intérpretes e compositores tiveram um vínculo forte com a Portela, tais como Clara Nunes, Paulinho da Viola, Monarco e Zé Ketti.

Na década de 80 uma série de disputas internas acabaram por criar uma dissidência da Portela: a Tradição, instalada em Campinho, bairro vizinho à Madureira.

As cores defendidas pela Tradição são o azul e branco, como a Portela, mas seu símbolo é o Condor.

Rua Clara Nunes, 81. Madureira.

Veja também: | Escolas de Samba do Carnaval Carioca | G.R.E.S. Mocidade Independente de Padre Miguel | Pedra do Sal | Sambódromo |

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela - Madureira. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!