Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Parque Nacional da Tijuca - Setor C (Diversos Bairros do Rio)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


O Setor C do PNT é o que abrange o misterioso conjunto formado pela Pedra da Gávea e Pedra Bonita. Entre lendas e explicações científicas (ambas nem sempre convincentes), o fato é que existem determinados ângulos em que há contornos que lembram rostos humanos na rocha. A melhor posição para se ver o chamado "gigante adormecido" é do bairro do Itanhangá (foto), onde a Pedra da Gávea apresenta o perfil de um homem deitado. Como se isso não fosse suficiente, no que seria o "nariz" desse perfil deitado há uma "esfinge", ou a "Face do Imperador", como também é chamada (em razão de sua semelhança com o rosto de D. Pedro II). O melhor ângulo dessa esfinge é do alto da Pedra Bonita, onde a visão é frontal, mas na trilha para a subida da Pedra da Gávea, há um trecho em que a observação é perfeita (e as fotos também), antes da Carrasqueira, trecho de lances de "escalaminhada" na rocha.

As lendas falam de portais dimensionais e escritas supostamente fenícias na rocha, que segundo consta é o maior rochedo a beira-mar no mundo, do alto de seus mais de 800 metros de altitude, podem ser vistos a Barra da Tijuca (à esquerda) e São Conrado (à direita) e se sentir um privilegiado por estar ali, naquele momento. É preciso estar preparado, a caminhada é pesada, mas chegar lá, vale muito a pena.

Já a Pedra Bonita é de acesso mais rápido e fácil e a paisagem é muito agradável, principalmente, pela já citada vista da Esfinge: é sentar na pedra observar e imaginar como aquele rosto se formou... A Geologia apresenta a teoria das diferenças litológicas, ou seja, a diferença da resistência aos processos de erosão que ocorre entre as rochas que compõem a face do Imperador, de forma que a erosão que ocorre entre duas camadas diferentes de rocha daria origem aos "olhos" da esfinge, há quem não aceite bem essa explicação...

De qualquer forma, luzes estranhas são vistas de noite rondando a Pedra da Gávea e, dizem, a face do Imperador "olha" exatamente para o Norte Magnético da Terra.

Mistérios...

O que não tem mistério é que da Pedra Bonita se tem a melhor rampa de voo livre e parapente do Rio, com pouso na Praia do Pepino, São Conrado, logo ali, uns 500 metros abaixo!

Veja também: Estação Leopoldina, Setor A, Setor B, Setor D, Parque Estadual da Pedra Branca

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Pedra da Gávea - Vista do Itanhangá - Setor C da Floresta da Tijuca.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico (Ecoturismo) e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!