Translate

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Parque Nacional da Tijuca - Setor B (Diversos Bairros do Rio)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


O Setor B da Floresta da Tijuca, chamado de Serra da Carioca, apresenta o monumento mais visitado do Rio de Janeiro e do Brasil, o Cristo Redentor, no alto do Corcovado. Recentemente o Cristo, como é chamado por todos, foi eleito uma das 7 novas maravilhas do mundo moderno, e a única realmente construída nos dias atuais. De fato, existem diversas fontes de informação sobre a construção da estátua, do caminho para se chegar ao topo e da inauguração do monumento.

Apesar de ser anterior ao Cristo, a Estrada de Ferro (foto acima) que vai do Cosme Velho ao alto do Corcovado, construída ainda no século 19, também apresenta vasto material informativo ao seu respeito. Dessa forma, reafirmo, das 7 maravilhas do mundo moderno, a única realmente moderna é mesmo o Redentor.

Outro ponto bastante visitado e importante da Serra da Carioca é a ducha das Paineiras, bastante procurada nos fins de semana de Verão.

Ainda no setor B da Floresta da Tijuca, vale a pena fazer uma visita ao Mirante da Vista Chinesa, de onde se pode apreciar uma excelente vista da Zona Sul do Rio de Janeiro e a Mesa do Imperador, de onde se observa a Lagoa Rodrigo de Freitas de um bom ângulo.

Para fotografar o Corcovado de um ponto de vista privilegiado, o Mirante Dona Marta é o lugar ideal. Dali também é possível apreciar o panorama da cidade de uma forma muito menos concorrida que a que se tem do alto do Cristo.

Infelizmente a direção do PNT poderia seguir o exemplo do Pão de Açúcar, que colocou os "bondinhos" anteriores aos atuais em exposição no Morro da Urca, onde são fotografados pelos turistas e pode-se aprender sobre a história deles em painéis expostos em português, espanhol e inglês, o trenzinho antigo do Corcovado não teve (até agora...) a mesma sorte: está apodrecendo exposto ao tempo no estacionamento da Estação Leopoldina. Um descaso absurdo com a memória de nossa cidade e do principal ponto turístico do país.

Fica a sugestão para a administração do PNT: Que tal recuperar o trenzinho antigo e coloca-lo à exposição para que tenha a sua história preservada?

Veja também: Setor A, Setor C, Setor D, Parque Estadual da Pedra Branca

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Trenzinho do Corcovado - Setor B da Floresta da Tijuca.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Ecológico (Ecoturismo) e Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!