Translate

sábado, 24 de dezembro de 2011

Theatro Municipal - (Centro)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |


Não há nenhum erro de digitação! É assim que está na fachada do mais importante palco da cidade, do estado e do Brasil.

É um dos edifícios pioneiros da antiga Avenida Central, a atual Avenida Rio Branco. O Luxuoso Theatro Municipal foi baseado no Teatro de Opéra Charles Garnier, em Paris. Nas suas paredes estão diversos afrescos de D'Angelo Visconti, no seu palco se apresentaram em diversas épocas estrelas nacionais e internacionais.

Recentemnte o Teatro Municipal (certo, vamos escrever com a grafia atual!) cedeu gratuitamente o seu espaço para que o público pudesse observar de perto a magistral obra de Portinari Guerra e Paz, por ocasião do retorno dessas obras ao Brasil para passarem por restaurações. Originariamente os dois quadros monumentais ficam em Nova York, foram um presente do Brasil para a sede da ONU. O Palco do Municipal é o único espaço na cidade que comportava as duas obras gigantescas, Essa foi a oportunidade para milhares de pessoas conhecerem e admirarem a suntuosidade do teatro.

No subsolo do está o restaurante Assirius, cuja decoração lembra um templo antigo.

Duas curiosidades: apesar do nome, o Teatro Municipal é administrado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e é o único prédio remanescente da antiga Avenida Central cuja fachada pode ser fotografada sem nenhum problema, pois, não há árvores em sua frente.

Veja Também: Biblioteca Nacional, Clube Naval, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Naval

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Teatro Municipal - Centro.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!