O Rio de Janeiro pode não ser mais a maior cidade do Brasil, mas é a única que possui 4 clubes de grande porte, todos com títulos de Campeões Brasileiros e com torcedores apaixonados em todos os estados brasileiros e em vários países do mundo.
Nenhuma outra cidade pode afirmar isso, mesmo São Paulo possui apenas 3 Grandes, uma vez que o Santos tem sede em outra praça.
Estádios: O Maracanã (de administração estadual), maior estádio brasileiro é o principal palco de decisões, algumas históricas, de campeonatos estaduais, brasileiros e Copas do Brasil.
O Engenhão (estádio da prefeitura atualmente administrado pelo Botafogo) tem se destacado recentemente como um grande palco alternativo ao Maracanã.
São Januário (administrado integralmente pelo Vasco) é o terceiro maior estádio da cidade e o Caldeirão Cruzmaltino, há expectativas de expansão para breve. Já Fluminense e Flamengo não possuem estádios e quando necessário levam seus jogos para Volta Redonda ou Macaé.
Origens: Instituições centenárias, os grandes clubes do Rio (exceto o Fluminense, que já nasceu como clube de futebol) tiveram sua origem como equipes de remo, o esporte da moda no final século 19, depois, já no século 20 adotaram o futebol e a partir desse momento se tornaram parte integrante da vida de milhões de pessoas.
Com origens na Zona Sul da cidade, Botafogo, Flamengo e Fluminense tratavam o esporte como uma prática restrita apenas aos altos escalões da sociedade, excluindo, portanto, os pobres, negros, mulatos e nordestinos do seu meio. Único dos grandes a ter sede na Zona Norte da cidade, o Vasco era (e ainda é) o clube que abria a porta para esses segmentos da sociedade que eram rejeitados pelos outros. Por essa prática pagou um preço alto, ainda na década de 20, ao preferir não participar do Campeonato Estadual à ter que desistir de seus jogadores negros, mulatos, pobres e nordestinos; após sofrer pressão formal pela associação que organizava o campeonato, na época, composta pelos outros 3 grandes clubes do Rio e ainda por América e Bangu.
O Vasco desde cedo demonstrou sua independência e coerência com a determinação de manter seus jogadores a qualquer custo, através do documento hoje conhecido por A Resposta Histórica, onde deixou claro que preferia não disputar um campeonato à ter que se desfazer de seus jogadores.
Qual outro clube do mundo teria um exemplo similar a esse para contar às gerações posteriores?
O verdadeiro clube do povo, nesse país, chama-se Clube de Regatas Vasco da Gama.
Durante a ditadura militar, criou-se o Campeonato Brasileiro e posteriormente um fenômeno de clube de massa, mas não devemos esquecer que, no passado, esse fenômeno de massa não queria ver nem de longe o povo que hoje o admira. É uma pena que nossa população conheça tão mal sua própria história.
Veja também: Estádio Maracanã, Estádio São Januário, uma Odisséia Carioca
Ir para o Índice
Foto: Vinício Antônio Silva. Praia de Copacabana - Barraca com Bandeiras dos Clubes do Rio de Janeiro.
______
“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”
ESTÁCIO DE SÁ - 1565
Vinício Antônio Silva é guia reconhecido pela EMBRATUR e fotógrafo amador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!